Portal da Transparência


Pela Vida... Pelo Tempo

Depois de visitar todos os municípios pernambucanos através da Caravana do Cremepe-Simepe, o Cremepe deu início à produção do filme Pela Vida, Pelo Tempo. O filme mostra a triste realidade de parte da população que vive nas pequenas cidades do interior do Nordeste, lugares onde a fome, a miséria e a exclusão social são protagonistas da vida de muita gente. Produzido pela Cabra Quente Filmes, com direção de Wilson Freire, Pela Vida, Pelo Tempo teve várias locações, do Sertão ao Litoral.

Sinopse do filme “Pela Vida... Pelo Tempo”:

No final da década de 60, um pai resolve voltar à sua terra natal com os dois filhos por causa de uma herança. Ao chegar ao local, interior de Pernambuco, a família passa a conhecer de perto todas as dificuldades do Sertão nordestino: seca, miséria, fome e falta de perspectiva.

Diante da triste realidade o patriarca procura uma maneira de garantir o sustento da família, mesmo que para isso tenha que causar imensa dor e sofrimento aos filhos.

Numa sucessão de fatos, ocorre uma tragédia, a filha deixa o sertão e sai em busca de liberdade até chegar à capital pernambucana, Recife. Sem parentes, dinheiro e somente com a roupa do corpo, a jovem percorre quase todos os bairros da cidade.

Nas andanças pelo Recife, ela passa por inúmeras experiências, entre elas, a de conhecer um casal que a oferece um lugar para ficar.

O filme aborda de forma poética a questão do semi-árido, passando pela exploração sexual, pela repressão aos trabalhadores da zona da mata e pela busca da sobrevivência e felicidade através da migração.

Veja o filme:

Pela Vida... Pelo Tempo (Parte 1)

Pela Vida... Pelo Tempo (Parte 2)

Pela Vida... Pelo Tempo (Parte 3)

Pela Vida... Pelo Tempo (Parte 4)

Pela Vida... Pelo Tempo (Parte 5)